Silan Logo

Perguntas frequentes

Quais os benefícios de Vernel?

Protege e suaviza a sua roupa.

A lavagem frequente de tecidos de algodão e de tecidos naturais e sintéticos pode implicar a perda da sua suavidade e durabilidade original, bem como a perda de cor. O amaciador Vernel cobre cada fibra das suas roupas, protegendo-as e alisando-as uma a uma para que ganhem flexibilidade. Isto permite uma melhoria significativa na conservação dos tecidos e das cores: a utilização de Vernel prolonga a vida da sua roupa e das suas cores, para além da agradável sensação de suavidade em contacto com a pele.

O que contêm os amaciadores Vernel?

Os amaciadores Vernel são compostos por agentes tensoactivos catiónicos biodegradáveis: os chamados esterquats. São responsáveis pela suavidade dos tecidos, fragrâncias - para prolongar o agradável perfume na roupa - e corantes. Por segurança, as variedades com fragrâncias frutadas incluem substâncias amargas para evitar que as crianças bebam o líquido.

É verdade que a roupa lavada com amaciador seca mais devagar?

Não, de facto é o contrário: ao usar Vernel, a roupa expulsa mais água na centrifugação final, enxaguando mais rápido. Deste modo, os tecidos retêm uma menor quantidade de água residual e secam mais depressa. No caso da utilização da máquina de secar, se utilizar a dose recomendada de Vernel durante a lavagem, o tempo de secagem pode chegar a ser reduzido em 10 minutos.

O que acontece se eu usar uma dose de amaciador Vernel maior / menor?

Com uma dose muito pequena de Vernel, não se podem obter resultados positivos de qualidade. Por outro lado, uma dose demasiado grande pode afetar a capacidade de absorção dos tecidos, principalmente na lavagem de toalhas. Por estes motivos, aconselhamos que utilize a dose recomendada para cada lavagem.

Posso utilizar um amaciador para todos os tipos de tecidos - até em tecidos impermeáveis?

Não se deve utilizar amaciador em tecidos impermeáveis (Goretex, Sympatex) nem em tecidos funcionais fabricados a partir de microfibras, uma vez que pode afetar o funcionamento das membranas. Contudo, se algum tecido deste tipo for lavado com amaciador não se preocupe: após a lavagem seguinte sem amaciador o seu funcionamento será restaurado.

Existe algum tipo de tecido em que não se deva utilizar amaciador?

Não se deve usar amaciador em tecidos impermeáveis (Goretex, Sympatex) e em tecidos funcionais fabricados a partir de microfibras, uma vez que o amaciador pode afetar o funcionamento das suas membranas.

Os amaciadores prejudicam o meio ambiente?

Até ao início dos anos 90, utilizava-se o tensoactivo catiónico diestaril dimetil amonio (DSDMAC) como base para a produção de amaciadores. Os problemas na biodegradabilidade do DSDMAC levaram a uma investigação para encontrar outra substância substituta. A resposta chegou da família da substância dos esterquats (EQ), tornando os agentes tensoactivos dos amaciadores Vernel de uma biodegradibilidade completa fácil e rápida.

Não é mais ecológico não utilizar Vernel?

A utilização do amaciador Vernel, faz com que a roupa expulse mais água na centrifugação final. Deste modo, os tecidos retêm uma menor quantidade de água residual. Resultado: o tempo dedicado pela máquina de secagem pode ser substancialmente reduzido, o que também poupa energia.
A passagem a ferro também se torna mais fácil com Vernel, uma vez que a roupa vem da secagem mais macia e com menos vincos. Isto implica uma importante diminuação do tempo dedicado à passagem a ferro e também uma poupança energética.
Portanto, podemos afirmar que o uso de Vernel leva a um menor consumo de energia. E, uma vez que os ingredientes de Vernel são biodegradáveis (ver a pergunta: "Os amaciadores prejudicam o meio ambiente?"), a base da crítica ecológica dos anos 90 perde justificação.

Posso usar um amaciador na minha roupa tendo uma pele sensível?

Os estudos mais recentes confirmam que o uso de amaciadores Vernel é seguro para pessoas com pele sensível. Os ingredientes ativos de Vernel alisam a superfície das fibras dos tecidos, tornando-as mais suaves ao tato. Isto corresponde a uma clara vantagem para pessoas com pele sensível, uma vez que um tecido mais suave leva a uma menor irritação da pele. Em muitos casos, as irritações cutâneas podem inclusivé melhorar graças ao uso de amaciador.

Para peles sensíveis recomendamos utilizar Vernel Delicado, já que esta variedade se caracteriza por ter propriedades particularmente adequadas a este tipo de sensibilidades.

Quais as vantagens do amaciador Delicado, para peles sensíveis?

No geral, o amaciador mantém e alisa os tecidos, tornando-os mais suaves ao tato, o que corresponde a uma clara vantagem para pessoas com pele sensível. Mas se quer desfrutar de uma proteção ainda maior, recomendamos o uso de Vernel Delicado. Esta versão contém ingredientes especialmente indicados para o cuidado da pele e, inclusivé, é adequada para peles muito sensíveis e ainda para lavar roupa de bebé. Os estudos dermatológicos realizados a crianças pequenas e a pessoas com pele sensível e alérgica demonstram e confirmam a adequação deste produto.

Posso utilizar um amaciador Vernel até em roupa de criança?

No geral, o amaciador mantém e alisa os tecidos, tornando-os mais suaves ao tato. Isto corresponde a uma clara vantagem para pessoas com pele sensível, uma vez que um tecido mais suave leva a uma menor irritação da pele.
No caso de pele muito sensível de bebé ou criança, recomendamos utilizar Vernel Delicado, que se caracteriza por ter propriedades particularmente adequadas a este tipo de sensibilidades.